quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Menina, esse teu cabelo!

Além dos principais pontos que fazem de um ser humano uma mulher, uma das características mais marcantes delas é o cabelo, longo de preferência. E existem cabelos de todas as cores, jeitos, cortes e tamanhos, a mulher que domina a sua cabelereira e cuida sempre, faz a diferença no meio das que não valorizam a dádiva de ter um super cabelão!

Eu, por exemplo, já tive vários tipos de cabelo. Até meus 7 anos, eu e minha mãe compartilhávamos o mesmo corte de cabelo: curtíssimo, na orelha. Me deixava muito feliz os comentários de que a gente se parecia demaaaais. Mas chegou o tempo que na escola começaram a fazer bullying (na época não era esse nome chique) por causa do meu cabelo, falavam que era cabelo de homem. Com isso, decidi mudar. Deixar crescer. Falei pra minha mãe que tinha mudado de ideia sobre meu cabelo, contei a história do bullying e ela respeitou minha decisão. Decidi ter o cabelão, porque menina que é menina tinha que ter o cabelo comprido!

Cabelo em Novembro/2012


Como eu amava brincar, correr e até ficar suada! Mas prender o cabelo? JAMAIS! Algumas outras meninas, amigas da minha irmã, mais velhas que eu, me diziam “Analu, prende teu cabelo quando você for brincar”. E eu não tava nem aí pra o que elas diziam! Detalhe: meu cabelo nunca foi encaracolado como o da minha irmã ou liso como os das modelos da passarela, ele era volumoso e sem definição. Adorava correr com aquela cabeleira solta. Hoje quando vejo uma menina na mesma situação que a da Analu da época, vejo o porquê me orientavam prender o cabelo: fica todo ‘fuá’ e com o suor, os fios de cabelo soltos acabam grudando no rosto e no pescoço (pode parar com essa carinha de nojo que você tá fazendo!) e então, eu mesmo me ofereço com um prendedor de elástico pra aliviar aquela menina do sofrimento que ela nem tem conhecimento!
Quando eu tinha 12 anos, me falaram que tinham uma solução para o meu problema de cabelo sem forma, volumoso e feio: escova definitiva. Eu não sabia bulhunfas o que era. Mas aceitei fazer, me prometeram que meu cabelo seria liso e lindo todo o tempo. Pessoas, eu só tinha 12 anos! Mais louca que eu, foi minha mãe que deixou que isso acontecesse (Mãe, te amo!). Lembro exatamente do dia INTEIRO que eu passei no salão, com um fedor forte de produto químico e um lava-escova-prancha sem fim! Quem já passou por uma experiência assim levanta a mão \o/ !

O resultado momentâneo foi realmente tudo que me prometeram, cabelo liso, brilhoso, tá que não era cheiroso (por causa do formol) mas tava cumprindo muito do que eu sempre desejei. Alguns meses depois, meu cabelo original começou a aparecer, minha cabeça ficou meio que inchada, um aspecto estranho, tinha que pranchar ou escovar pra ficar legal, coisa que acontece com todo mundo que faz esse tipo de ‘tratamento’ no cabelo. Chegou a hora do primeiro retoque de raiz, mais um dia no salão, tudo certo até então. Aí, meu cabelo deu corte qúimico! Tá, vou explicar: o corte químico ocorre quando há uma desestruturação na fibra capilar, ou seja, os fios de cabelo ficam tão fracos que acabam se partindo. E foi isso que aconteceu com o meu cabelo. HORRÍVEL. Eu era uma adolescente do Ensino Fundamental com um toco de cabelo atrás da cabeça. Fiquei um longo ano hidratando meu cabelo todo fim de semana e também sem nenhuma química. Na época minha mãe era revendedora de produtos capilares (Te amo, mãe!) e sempre cuidava dos meus fios, até com leite (!) a gente lavava depois da piscina.

Dessa época, eu tinha talvez uns 13 ou 14 anos, até Janeiro desse ano, com 19 anos, eu dava uma aliviada na minha juba com um tratamento chamado relaxamento, parecido com o anterior só que sem formol e com um ph químico bem mais fraco. E meu cabelo era enorme, lembra que eu decidi isso lááá na época dos 7 anos? Pois bem, em Maio de 2013 eu radicalizei! Cortei meu hair na altura dos ombros, muitos me chamaram de maluca, corajosa e outros adjetivos, houveram aqueles que me compararam com minha mãe de novo. E eu simplesmente me amei! Na minha cidade muito quente, manter um cabelo longo e saudável demanda muito trabalho, paciência e tempo. E também eu tinha cansado de mim daquele mesmo jeito sempre. Fiquei até Setembro de 2013 sem cortar por motivos de ‘minha irmã vai casar e eu preciso de um penteado bem maravilhoso’, mas na segunda-feira após o casamento dela, passei a tesoura. Desde então estou com o cabelo curto, confesso que cada vez mais curto. Fiz uma mechas roxas, depois azuis, depois loiras. E decidi voltar ao meu cabelo original. E me amo cada vez mais.

#bluehair


O cabelo é um total companheiro da mulher. Ora expressam como a dona está se sentindo, se tá de TPM, se tá se amando, se acordou com raiva, ou com pressa, ou disposta. Os cabelos têm lá suas funções: servem pra esconder os fones de ouvido naquela aula chata, pra fazer charminho na balada, pra destacar aquele par de brincos novos lindos que você achou na promoção, pra fazer aquele coque alto estilo Neura nas tardes de calor extremo, pra esconder na touca na hora do banho, pra aquecer, pra embelezar, pra servir de peruca pros amigos que não tem cabelo e querem tirar uma foto com cabeleira, pra ser acariciada, pra se destacar entre outras tantas de cabelos iguais. Não importa o tamanho, a cor ou quantidade do seu cabelo - você pode ser mulher até mesmo sem cabelo J - seja você e leve todo o seu corpo como seu fiel escudeiro.

Cabelo Agosto/2014 (Foto: Naésio Maia)


Ana Lourdes Pereira
1º de Outubro de 2014

Feliz Outubro Rosa!

10 comentários:

  1. Tô tão feliz de te ver escrevendo de novo, gatinha! Sabia que esse talento não ia desaparecer, só estava dormindo aí nesse caos que é a tua vida e esperando um momento pra acordar. Lendo teu texto lembrei de uma coisa que minha vó dizia: o cabelo é um espelho do que é a mulher. Vai ver tua personalidade mudou tanto quanto os cortes das tuas mechas aí.

    PS:. Você fica muito mais linda de cabelo curto, sejamos sinceros.

    ResponderExcluir
  2. Parabens dona ana lourdes, você fez um homem gostar de um texto que tem as palavras "escova definitiva" e "retoque de raiz" kkkkkkkkk amei teu texto, tu traz a gente pro ambiente que tu viveu, seja tu correndo aos 7 anos, seja quando a gente só quer ser aceito no ensino fundamental..:S..
    Ps: tô esperando mais textos!! Que tal fazer um sobre um sábado a noite muito louco? ;D

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que eu queria num texto teu: me identificar, te identificar, me divertir e saber que YOU ARE BACK B*ITCHES! Parabéns Aiú! Espero continuar te lendo. Tô super feliz por vc e pelo seu cabelo hahahaaha
    Beijo da sua sempre leitora e amiga,
    Clyn :*

    ResponderExcluir
  4. Como sempre arrasando, Luzinha! Adorei o texto, o realismo e o cabelo! Tenha dó desses pobres mortais e continue nos prestigiando com seu escrever divino.
    Beijo-beijo, amiga! ♡
    Mine. ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Analu. Que bom que pelo menos pra alguém o desafio foi proveitoso, né? J
    Haha. Até sexta (prazo limite, diga-se de passagem u_u) posto meu produto final também. Husauhsa. Bem, sobre seu relato, preciso falar inicialmente que adorei. Principalmente pelo gênero textual, que exige uma naturalidade muito grande e uma técnica que não permite que o texto fique enfadonho. E você foi muito feliz nisso. Um clima super leve e familiar que com certeza me tranquilizou e me deixou um tanto quanto feminino, pelo menos ao acompanhar suas linhas. Haha. Você escreve como gente grande! Beijos e até meu texto. ;D

    ResponderExcluir
  6. Cabelinho ou cabelao vc eh linda de montao!! O texto ta otimo! ;)

    ResponderExcluir
  7. adorei o texto NalindaLu. Sempre certeira. <3
    Pode continuar escrevendo assim todo dia, eu deixo. Eu gosto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Cabelo é vida, é identidade, é dinamismo, é unicidade.
    Sempre foi uma marca sua e sempre será. Que coisinha mais bonitinha esse texto, parabéns Ana.. =D

    ResponderExcluir
  9. "Saudade - Palavra única....."

    Para descrever "Saudade" não há uma regra, norma ou padrão. Pode ser a "Saudade" de alguém, algum familiar ou amigo. Pode ser algo que existia e não existe mais ou foi modificado em sua cidade. Enfim, Saudade, é "Saudade" e cada um tem a sua!

    Exemplos de saudades já recebidas e que irão para o livro:

    Eu tenho saudades dos...
    "Domingos na cidade de Pingo D'água, de manhã ajudávamos a podar o campo com trator e roçadeira, aquele cheiro da grama cortada ainda ficou até hoje, e é só passar perto de alguém podando um jardim e a lembrança vem na hora, e a tarde era hora de dar espetáculo com a camisa do Juping no campo que cuidamos com muito carinho."
    Adilson Begatti- Cronista Esportivo e Metalúrgico
    Coronel Fabriciano-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Do tempo em que a praça da cidade tinha espaço para as crianças ...lago com peixinhos. Os "coquinhos" caiam pelo chão e as crianças se divertiam tentando abrí-los para comer. O espaço de areia era disputado e ninguém se importava em sujar os pés...não se ouvia os gritos das mães desesperadas e irritadas pelos filhos que insistiam em gastar dinheiro no "pula-pula". A diversão era interminável e gratuita."
    Ana Karina Veiga - Jornalista - Professora e Estudante de Direito
    Santos Dumont-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Bonde em Campinas (SP), um veículo totalmente aberto, um convite pra gente sentir a brisa no rosto. E os cobradores, então! Dobravam o dinheiro de forma vertical e o colocada entre os dedos. Era o maior barato. Pena que em minha cidade eles pararam de circular em 1969, deixando muita saudade!"
    Ariovaldo Izac - Cronista Esportivo
    Campinas - SP

    Eu tenho saudade dos...
    "Bailes de carnaval nos clubes da cidade, na década de 1980, onde a diversão era muito mais sadia.Também tenho muita saudade quando eu apresentava bailes nos clubes de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Saudade da eterna rádio Mundial 860, onde sempre buscava os novos hits para tocar no meu programa radiofônico. Bons tempos..."
    Carlos Augusto de Oliveira (Guto) - Radialista
    Juiz de Fora-MG

    Eu tenho saudade da...
    "Velha 'maria fumaça', aquele trem de ferro que soltava fumaça e à noite enfeitava o céu com fagulhas, coisa muito linda. O apito da velha "12" também me dá uma grande saudade. Eu morava em Uruçuca, na Bahia e viajava para Itabuna naquele trem, que "morrendo" nas ladeiras, mas subindo cansado, ele chegava lá. Muito lindo!".
    Odoaldo Vasconcelos Passos - Economista
    (Belém-PA)

    Eu tenho saudade de...
    "Em Pirapora, minha terra natal, dos meios de transportes: o trem de Pirapora para Corinto, Montes Claros e Belo Horizonte bem como os vapores de Pirapora até Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco".
    Paulo Roberto Caldeira Brant - Comentarista Esportivo
    Poços de Caldas - MG

    Eu tenho saudade das...
    "Partidas de futebol que o Santos Futebol Clube, do bairro Floresta, realizava no campo da Fábrica de Tecidos São João Evangelista e que a família Carbogim era base do time, com Zé Alemão, Gabriel e Rafael, além de meu sobrinho Flávio, como mascote"
    Miguel Carbogim - in memoriam

    Att,
    Carlos Ferreira
    carlosferreirajf@gmail.com
    Juiz de Fora-MG
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimo momento para o Maranhão. Parabéns ao povo criativo do Maranhão, e trabalhador.

    Bom...
    Um comentário à parte. Sobre o Brasil:

    Há, por outro lado, o estilo PT (e de seus satélites, como o PCdoB). O jeito petista de ser. Eis:

    A Cultura é tão importante quanto a "vida material" do dia-a-dia. Pois está vinculada à Educação e ao "gôsto"...

    "Os Comitês petistas & a Rede Globo:
    sedes de cultura do mesmo estilo."

    Tudo a ver com a truculência do Petismo [e seus satélites como o PCdoB], somado com toda a breguice do PT.

    Falo é de uma contradição. O GÔSTO da Globo é o GÔSTO do PT, são iguais. Semelhantes.

    A Globo é o PT. O PT é a GLOBO (gôsto e estilo).

    O PT odeia a Globo. Mas são um a cara do outro.

    
O problema é que sempre vai sobrar os COMITÊS PETISTAS, com sua doutrinação cultural tão decadente e bregaça como a Globo.

    
O PT detesta o elitismo (Shakespeare, Truffaut, Beethoven, Machado de Assis, Villa-Lobos, Bach).


    O PT é a Globo. A Globo é o PT. Estilo Globo.

    Gostam é de cancioneiro. De Chico Buarque. Musiquinha. Jamais Buxtehude.


    Pixação (em Sampa, petistas afirmam que é ""arte"". rsss), funk, oba-oba, Anitta [abriu a OLIMPÍADA] etc., cinema estilo a cineasta petista Anna MUYLAERT com filminho brega. Enormemente brega. Esse é Brasil real.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Será um prazer ler suas linhas falando sobre as minhas. :)