sábado, 29 de setembro de 2012

Saia do quarto e viva!


A vida é feita de lembranças. Como as lindas lembranças da sua infância, aquela criança que ainda está dentro de você, que amava brincar na rua, andar de bicicleta, jogar peteca, rodar pião, soltar pipa, contar até 50 no pique esconde, isso, você mesmo. Que tinha medo do escuro, chorava com o trovão, mas mesmo assim amava banhar na chuva..  Gostava de ouvir histórias, sentir-se em um mundo novo. Criava países, eventos, pequenos romances.. Típicas historias infantis.. Promovia desventuras em série, tudo isso em prol da felicidade de um tempo sem dificuldades e de grande magia. Sim, é você.

Aquele pré adolescente do Ensino Fundamental que aprendeu todos os tipos de pronomes, a somar, subtrair, multiplicar e dividir, aprendeu sobre cadeia alimentar, sobre fusos horários, sobre proclamação da república, aprendeu até “I love you” e “Hasta luego”! Aprendeu as primeiras lições da escola da vida. O primeiro amor, o primeiro beijo, o primeiro tchau. Aprendeu sim, a primeira vez de muitas primeiras vezes..

E o que dizer sobre o chatíssimo Ensino Médio? Lá você conheceu a paixão, pode ter sido por colegas ou professores. Era pra ter aprendido função, logaritmo, países emergentes, tipos de solo, orações, palavras homônimas e mais (muito mais)! Mesmo assim, criou mais experiências sobre as formas com que a vida poderá te tratar. As grandes amizades, fortes decepções, altas alegrias, concretização de metas iniciais da vida. Isso tudo no ensino médio, onde muitos acreditam que não aprenderam nada, mas assimilaram muito mais milhagem de vida do que pensam.

Mas agora chegou o tempo. Tudo tem hora: hora de brincar, hora de estudar, hora do intervalo. Hora de crescer. Chega de nostalgia, você tem de andar com as próprias pernas, fazer escolhas, decisões, trabalhar, perder emprego, enxugar as suas lágrimas, distribuir currículo, comemorar sozinho, encontrar alguém, começar a viver. Mostrar que você pode ser o que todos acreditavam que seria ou de mostrar a todos que duvidavam de você, seu potencial. Hora de crescer, de dar frutos, alçar voos longínquos; buscar metas e desafios que deem sentido a sua vida e que lhe torne importante e útil na sociedade em que vive. E que em um tempo você olhe e diga: - Eu ajudei a melhorar o mundo em que vivo, eu cresci.

Você é responsável por vidas que ainda virão, por felicidades que nascerão por decepções que cessarão. Saia do quarto, e viva! É hora de começar a vida. Já chegou o tempo.

Beijos,

Bela Analu

5 comentários:

  1. Belo pensamento... No teatro da vida, passamos muito tempo sendo preparados pra entrar em cena como protagonistas.. Nossa desenvoltura com os acontecimentos nesse palco, onde muitos nos observam é o que vai definir se a nossa apresentação será apenas uma encenação ou se tornará um best-seller.. Como disseste, esse é o momento em que temos que fazer a diferença e mostrar o pontencial intocado dentro de cada um. É hora de sair do quarto e viver e sobretudo de mudar para melhor o que estiver em nosso alcance. Parabéns Ana..

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio esse texto tenho o mesmo sentimento. Viajo para aquelas épocas felizes e revejo tantas e tantas coisas em poucos parágrafos. Mas, infelizmente, tenho que retornar para o agora no final do texto. Infelizmente? Sim, infelizmente. O futuro, o novo, o que vem causa medo. Pudera eu viver sempre naquele mundo acolhedor e seguro da infância. Mas é vida que segue. (= Ótimo texto da minha amiga Analu.

    ResponderExcluir
  3. Ler algo feito por você desperta no mínimo ansiedade .... Pois para quem já conhece a tua destreza e o teu toque sútil em expressar-se com as palavras, e nos conduzir por dentro de um mundo vívido de emoções e sensações tão particular e ao mesmo tempo abrangente a qualquer coração receptivo á uma boa leitura; sabe que ao vislumbrar uma primeira linha de tuas crônicas; sempre tem a certeza de estar prestes a sair de si através da leveza das palavras que nos elevam a um nível de contentamento ímpar, por ser uma leitura introspectiva e reflexiva na maioria das vezes; além de sempre nos trazer sensações reconfortantes aliadas aquele aperto "gostoso" no peito e aquele sorriso involuntário que temos ao ler algo que nos identificamos por completo.... Isso é o efeito Ana lourdes meus amigos... Isso é a competência da minha Bela Esclarecida .... Talento e ponto!

    ResponderExcluir
  4. Convite aceito. Vamos viver o que será.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Será um prazer ler suas linhas falando sobre as minhas. :)